Customer Relationship Management é parceiro ideal do departamento de vendas
Por Lilian Ribeiro, do Grupo Innovacon
Vender é a base, o cerne de sustentação de toda e qualquer empresa. Podemos ter um ótimo produto e até mesmo uma produção de alta qualidade, mas, se as vendas não acontecem, a empresa fecha as portas. Negócios que adotam o sistema de Customer Relationship Management (CRM), “gestão de relacionamento com o cliente”, em português, conhecem a fundo sua clientela, o que possibilita que se adaptem para atender ao máximo as expectativas dos clientes, vendendo mais e melhor.
Clientes satisfeitos tendem a comprar mais da mesma empresa. Com o CRM, conseguimos posicionar o cliente no centro do negócio, focando todas as atividades internas para seu pleno atendimento. Gerir processos de relacionamento com a clientela resulta em maior satisfação, aumento na produtividade operacional e, consequentemente, alta nas receitas. Contudo, apenas vender não basta. É necessário otimizar as rotinas e aperfeiçoar as soluções disponíveis.
É preciso ter processos, sistemas e estratégias que sustentem a relação com os clientes para satisfazê-los e fidelizá-los. Um sistema de CRM padroniza o processo de atendimento, organiza, automatiza e melhora o controle das atividades. É ele o responsável pela agilidade na execução dos serviços do departamento comercial, eliminando o retrabalho e gerando insights por meio de variados relatórios.
Organizar as etapas, automatizar os processos e encantar o cliente são apenas alguns dos benefícios do Customer Relationship Management. Melhor amigo da sua equipe de vendas, o módulo permite transformar o vendedor em um consultor ao eliminar tarefas robóticas, trazendo mudanças a curto prazo. Mais do que um software, o CRM se apresenta como uma nova cultura organizacional, baseada em estratégia e planejamento.